MICROVESÍCULAS DE NÚCLEO GASOSO COMPOSTAS POR FOSFOLIPÍDEOS E BIOPOLÍMEROS
O que é
A presente invenção refere-se ao desenvolvimento de agentes de contraste ultrassônicos (ACU) na forma de microvesículas contendo um núcleo gasoso fluorado e uma camada estabilizante híbrida, formada por polímeros biodegradáveis e fosfolipídeos. O material é capaz de gerar contraste ultrassônico, particularmente útil para a modalidade de ecocardiografia e facilitar o diagnóstico de uma ampla variedade de afecções cardíacas e hemodinâmicas.
O sistema também apresenta responsividade à técnica de ressonância magnética por imagem de 19F, pode ser utilizado como agente de contraste dual e sua estrutura é passível de modulação a fim de habilitar diferentes aplicações, como liberação controlada de fármacos ou para terapia regenerativa tecidual. A principal vantagem apresentada pelo sistema reside em sua carapaça polimérica, capaz de prover maior estabilidade ao núcleo fluorado em comparação com ACU comerciais e ainda oferecer uma plataforma versátil para imobilização de variadas biomoléculas.
Benefícios / Vantagens
Diagnóstico de doenças cardiovasculares e hemodinâmicas através de ecocardiografia;
Elevada estabilidade do núcleo fluorado;
Imageamento por ressonância magnética por imagem de 19F e ultrassonografia;
Agente de contraste ultrassônico;
Versatilidade estrutural para carreamento de fármacos ou modificação superficial.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020140282645
STATUS: Concedida em 28/06/2022
TITULARES: Universidade Federal do Paraná
AUTORES: Roberto Pontarolo, Guilherme Fadel Picheth, Ana Cristina Camarozano, Rilton Alves de Freitas, Maria Rita Sierakowski, Gabriel Albuquerque Torres Kaminski, Cleverton Luiz Pirich e Larissa Antoniacomi dos Santos.
CLASSIFICAÇÃO INPI: A – Necessidades Humanas
PALAVRAS-CHAVE: Agente de contraste ultrassônico, Microvesículas, Ecocardiografia, Imageamento médico.