CAIXA D’ÁGUA MODULAR
O que é
A presente invenção refere-se a uma caixa d’água constituída por módulos que se alçam telescopicamente entre uma configuração encolhida e uma configuração estendida. A caixa d’água modular compreende um módulo base e pelo menos um módulo anelar, os ditos módulos sendo concêntricos entre si, sendo que o módulo base é dotado de uma superfície de fundo e de paredes laterais e sendo que o pelo menos um módulo anelar tem perímetro maior que o módulo base, o pelo menos um módulo anelar sendo ainda dimensionado para se encaixar de forma justa em torno do módulo base quando o pelo menos um módulo anelar é alçado.
Benefícios / Vantagens
Destaca-se a redução dos custos logísticos no transporte de caixas d´água em função da possibilidade, através do conteúdo desta invenção, de maior densidade de caixas d´água transportadas por metro cúbico. A proposição também confere maior velocidade e agilidade ao processo de transporte, o que pode beneficiar contextos como catástrofes ou a provisão de caixas d´água em lugares remotos e pouco acessíveis. Há, também, o benefício de maior facilidade de instalação junto a telhados já construídos, permitindo maior facilidade na transposição de obstáculos.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020140220810
STATUS: Concedida em 04/01/2022
TITULARES: Universidade Federal do Paraná e Tigre S.A. Participações
AUTORES: Aguinaldo dos Santos, Alessandra Enriconi, Angelo Reck Neto, Cláudia Regina Hasegawa Zacar, Diego Paulino Silvério, Guilherme Lutti, Jairo da Costa Jr, João Victor Inacio Pereira, Marcos Daniel Huttl, Roberto Homem de Mello, Sander Bruno Gabriel Filho e Sandro Luís Silva
CLASSIFICAÇÃO INPI: E – Construções Fixas
PALAVRAS-CHAVE: Caixa d’água, Módulos, Redução de custos