PROTOCOLO MULTICAMINHO DE TRANSMISSÃO DE DADOS
O que é
Trata-se de uma invenção no campo da comunicação de dados. Consiste na definição de um protocolo de transporte (camada 4), para transmissão voz, áudio, vídeo, e dados de controle que necessitem ser transmitidos com baixa latência e baixa razão de perda de pacote.
Atualmente, a transmissão de voz e vídeo em redes de pacotes ocorre majoritariamente através dos protocolos UDP (user datagram protocol) e TCP (transmission control protocol), que utilizam apenas um único caminho. Por outro lado, cada vez mais os computadores e dispositivos pessoais móveis, vem equipados com mais de um tipo de interface de conexão com a internet. O protocolo MPDTP proposto permite a transmissão de dados com a escolha automática do melhor caminho dentro os caminhos disponíveis. Isso é feito através do monitoramento do atraso e perda de pacotes em cada caminho e de um mecanismo de seleção automática do caminho com parâmetros configuráveis. São utilizadas várias características do protocolo PR-SCTP (partial reliability – stream control transmission protocol), porém os dados são transmitidos sem retransmissão e sem controle de congestionamento em datagramas UDP e não como um novo protocolo diretamente sobre o IP (internet protocol). Isso permite boa compatibilidade com dispositivos intermediários tipo NAT (network address translation) existentes.
Benefícios / Vantagens
- Transmissão com menor latência e menor perda de pacote, portanto com maior qualidade, para comunicação de voz, vídeo e controle em tempo real, por utilizar o caminho menos congestionado a cada momento.
- Melhor compatibilidade com equipamentos intermediários existentes do tipo NAT (network address translation).
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020130318469
STATUS: Concedida em 28/12/2021
TITULARES: Universidade Federal do Paraná
AUTORES: Eduardo Parente Ribeiro
CLASSIFICAÇÃO INPI: H – Eletricidade
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação de dados, Protocolo MPDTP.