SENSOR CAPACITIVO À BASE DE PAINA (CHORISIA SPECIOSA) PARA DETECÇÃO DE ÓLEOS EM ÁGUA

O que é
A contaminação de rios, lagos e mares por óleos causa sérios problemas à fauna, à flora e à população que sofre com os severos danos ambientais. Com o objetivo de criar uma resposta rápida que identifique a presença de óleos ou petróleo em ambientes aquáticos, foi desenvolvido um sensor capacitivo à base de fibra de paina (Chorisia speciosa/Ceiba speciosa), material oleofílico e hidrofóbico natural.
O sensor capacitivo à base de fibra de paina é uma invenção que possui vantagens tais como: funciona em vários tipos de meios aquáticos (água doce e água do mar), com ou sem correnteza e possibilita a utilização do sensor em tanques de tratamento de efluentes industriais, rios, lagos, baías ou mar.
Outro benefício do sensor capacitivo à base de fibra de paina é não depender de análise óptica, o que possibilita a rápida identificação de óleos translúcidos ou de qualquer cor. Além disso, essa resposta rápida pode ser uma ferramenta para selecionar estratégias para a limpeza da região afetada, reduzindo custos operacionais.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020130318361
STATUS: Concedida em 08/12/2020
TITULARES: Universidade Federal do Paraná
AUTORES: Thais Helena Sydenstricker Flores-Sahagun, Eduardo Parente Ribeiro e Roberta Payebara
CLASSIFICAÇÃO INPI: G – Física
PALAVRAS-CHAVE: Sensor, Óleo