OBTENÇÃO DE EXTRATOS OU FRAÇÕES DE INFLORESCÊNCIAS OU PRODUTOS DE MUSA PARADISIACA L., USO DOS EXTRATOS OU FRAÇÕES DE INFLORESCÊNCIAS OU PRODUTOS DE MUSA PARADISIACA L. E FORMULAÇÕES COM EXTRATOS E FRAÇÕES DE INFLORESCÊNCIAS OU PRODUTOS DE MUSA PARADISIACA L.

O que é
A presente invenção refere-se à obtenção de extratos e frações de inflorescências de Musa paradisiaca L., ao uso destes e ao desenvolvimento de formulações na produção de medicamentos a partir de produtos ou inflorescências de Musa paradisiaca L. como antiasmático, anti-inflamatório e imunomodulador em asma aguda e crónica. As propriedades fitoterápicas foram demonstradas através da diminuição da inflamação broncoalveolar (comprovada por histopatológico) e sistêmica (diminuição de IgE) e da diminuição da resposta Th2 em camundongos asmáticos.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020130305871
STATUS: Concedida em 05/01/2021
TITULARES: Universidade Federal do Paraná
AUTORES: Fernanda Bovo, Iara José de Taborda Messias-Reason, Juliana Bello Baron Maurer, Selma Faria Zawadzki-Baggio, Elisa Perez e Itamar Francisco Andreazza
CLASSIFICAÇÃO INPI: A – Necessidades Humanas
PALAVRAS-CHAVE: Musa paradisiaca L., Medicamentos