FOTOBIORREATOR TUBULAR MODULAR PARA TRATAMENTO INTEGRADO DE EFLUENTES LÍQUIDOS E EMISSÕES
O que é
A presente invenção refere-se a um fotobiorreator tubular modular destinado ao tratamento de poluentes através do cultivo de microalgas e/ou cianobactérias em modo batelada, semi-contínuo ou contínuo. O sistema é composto por uma coluna ascendente de gaseificação com uma membrana difusora que permite alta eficiência na transferência de massa. Para realizar as operações o sistema possui um formato modular que possibilita a produção de microalgas em diversos ambientes, tal qual a possibilidade de instalação e de acordo com o espaço disponível.
De acordo com o formato do fotobiorreator, o mesmo descarta a utilização de bombas de circulação melhorando sua eficiência no tratamento dos poluentes e aumentando a produção de biomassa. Desta maneira, o fotobiorreator realiza o tratamento de passivos ambientais concomitantemente a geração de energia proveniente da biomassa final do processo.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020130263958
STATUS: Concedida em 20/07/2021
TITULARES: Universidade Federal do Paraná
AUTORES: José Viriato Coelho Vargas, Bruno Miyawaki, André Bellin Mariano, Diego de Oliveira Corrêa, Beatriz Santos, Anderson Cardoso Sakuma, Fernando Herculano Selesu, Pedro Henrique Rocha Peixoto, Débora Andreatta da Silva, Dhyogo Miléo Taher e Emerson Dilay
CLASSIFICAÇÃO INPI: C – Química; Metalurgia
PALAVRAS-CHAVE: Fotobiorreator, Poluentes