SÍNTESE DE SÓLIDOS BASEADOS NA IMOBILIZAÇÃO DE METALOPORFIRINAS EM META-HALOISITA E USO NA CATÁLISE HETEROGÊNEA DE REAÇÕES DIVERSAS

O que é
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná desenvolveram um catalisador baseado no processo de imobilização de diferentes metaloporfirinas no sólido suporte meta-haloisita.
As metaloporfirinas podem ter diferentes centros metálicos, como por exemplo ferro, cobre, zinco, níquel, entre outros, que permitem um uso amplo em diversas reações catalíticas. A meta-haloisita é um sólido suporte derivado do argilomineral natural haloisita, que pertence à família do argilomineral caulinita.
Os materiais obtidos podem ser empregados em diferentes reações de interesse industrial, como, por exemplo, na oxidação de diferentes substratos orgânicos, como alcanos e alcenos. As reações possuem a grande vantagem de utilização de condições brandas de reação, como temperatura e pressão ambientes, podendo gerar uma maior economia de energia e melhores e mais seletivos resultados catalíticos quando comparado com outros sistemas industriais que precisam de maior temperatura e pressão para atingir resultados similares.
Adicionalmente, dependendo da metaloporfirina utilizada, reações catalíticas mais seletivas para um determinado produto de reação podem ser obtidas.
Benefícios
- Catalisadores em fase heterogênea para reações diversas;
- Condições brandas de reação (temperatura e pressão ambientes);
- Facilidade para reuso do catalisador.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020120153300
STATUS: Concedida em 17/02/2021
TITULARES: Universidade Federal do Paraná
AUTORES: Shirley Nakagaki, Fernando Wypych e Guilherme Sippel Machado
CLASSIFICAÇÃO INPI: B – Operações de Processamento; Transporte
PALAVRAS-CHAVE: Síntese de sólidos, Meta-haloisita