Síntese sobre intensificação da polinização: biodiversidade e agricultura sustentável

Síntese sobre intensificação da polinização: biodiversidade e agricultura sustentável

Objetivo do Projeto

Esta síntese propõe identificar áreas prioritárias para manutenção e restauração de interações planta-polinizador, a fim de contribuir para o aumento da produtividade agrícola e a conservação da biodiversidade no país e, mais especificamente, propor recomendações específicas para o Estado do Paraná.

Os objetivos específicos são: i. Identificar as áreas com déficit de vegetação nativa por conjuntos de municípios (regiões administrativas), com base no Código Florestal e, portanto, passíveis de ações de restauração; ii. Mapear a distribuição de cultivos agrícolas por conjuntos de municípios e estimar o déficit de polinização nestas regiões; iii. Identificar atributos das plantas associados a grupos de polinizadores dos cultivos e das espécies de vegetações naturais. iv. Avaliar os benefícios econômicos e sociais do serviço de polinização para agricultura por conjuntos de municípios; v. Recomendar espécies de plantas para programas de restauração, considerando requerimentos dos polinizadores dos cultivos e o restabelecimento de redes de interações das vegetações naturais da região e a conservação de espécies ameaçadas de extinção; vi. Aumentar a sensibilização entre as partes interessadas e orientar políticas e práticas de conservação e restauração que promovam a intensificação da polinização.

Produtos / Resultados Esperados

Com a execução deste projeto é esperado que tenhamos mapas por município ou microrregiões das áreas com déficit de vegetação nativa, passíveis de ações de restauração com base no Código Florestal, bem como da distribuição de cultivos agrícolas por município com estimativa do déficit de polinização. Isso permitirá que seja calculado os benefícios econômicos e sociais do serviço de polinização para agricultura em cada microrregião. Também pretendemos identificar características funcionais das culturas associadas a tipos de polinizadores e, em seguida, os tipos de plantas silvestres e as necessidades de habitat desses polinizadores. Isso fornecerá subsídios para recomendação de espécies para programas de restauração em cada microrregião, considerando requerimentos dos polinizadores dos cultivos e o restabelecimento de redes de interações das vegetações naturais da região e a conservação de espécies ameaçadas de extinção. A expectativa é que o impacto na sociedade gerado pelos benefícios socioeconômicos nas atividades agrícolas, com base na intensificação da polinização, aumente a sensibilização entre diferentes atores envolvidos acerca das perspectivas e demandas dos demais envolvidos. Especificamente, se busca fomentar processo de mãodupla na geração de conhecimento e definição de políticas públicas e ações da sociedade, para a conservação dos polinizadores e o incremento na polinização dos cultivos, com vistas a uma agricultura com maior sustentabilidade ambiental e econômica.

Produtos Entregues

Coordenação

Marcia Cristina Mendes Marques

Unidades Envolvidas

Partícipes

  • Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná

Prazos

Início: 08/12/2021
Término: 28/05/2023

Valor 

R$ 63.291,13

Fonte de Recurso

Público

Status

Em andamento

Processo SEI

23075.068499/2021-17

Instrumentos Vinculados

Contrato 59/2021

Rolar para o topo