Rede Paranaense de Pesquisa em Fenômenos Extremos do Universo

O Estado do Paraná articulou junto às Universidades Federal e Tecnológica do Paraná, a Fundação Araucária e a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Rede Paranaense de Pesquisa em Fenômenos Extremos do Universo. A Rede conta com a participação de pesquisadores do Estado vinculados a várias instituições de ciência e tecnologia e também com pesquisadores do Estado de São Paulo. A coordenação da rede é feita pelas Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Tecnológica Federal  do Paraná (UTFPR). Está vinculado à Rede, o Consórcio Cherenkov Telescope Array (CTA: https://www.cta-observatory.org/) que consiste na nova geração de observatório terrestre para astronomia de raios gama em altíssimas energias. Serão mais de 100 telescópios localizados em dois sítios: no hemisfério norte (Ilhas Canárias) e sul (Chile). O CTA será o maior e mais sensível observatório de raios gama de altas energias do mundo, objetivando responder as principais questões abertas da astrofísica e cosmologia atualmente. Atualmente o Consórcio conta com 1500 pesquisadores e mais de 200 Instituições em 31 países.  Os coordenadores desta proposta são membros do CTA sediados no Paraná.

A Rede Paranaense de Pesquisa em Fenômenos Extremos do Universo se consolida como sendo um Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) que irá contribuir na produção de resultados científicos revolucionários em física e astrofísica, através da participação dos pesquisadores proponentes na construção e análise de dados do Observatório Cherenkov Telescope Array (CTA). Inovação tecnológica e impacto social são resultados garantidos desta proposta através da participação da indústria do estado do Paraná na construção de estruturas para os telescópios e da realização de divulgação científica. A formação de recursos humanos em alto nível internacional é também desfecho incontroverso dado o ambiente diverso, atraente e desafiador no qual esse projeto está inserido.

• Descobertas nas áreas de astrofísica, cosmologia e gravitação. A detecção de raios gama por telescópios Cherenkov é uma técnica bem estabelecida que tem contribuído significativamente para a nossa compreensão de vários fenômenos na física de astropartículas nas últimas duas dé O Cherenkov Telescope Array (CTA) e as pesquisas em radiação gama, transformarão nossa compreensão do universo de alta energia e explorarão questões de física fundamental com impactos no desenvolvimento de inovação e aplicações pela humanidade.
  • Inovação e desenvolvimento de instrumentos voltados para a pesquisa espacial. A construção e o desenvolvimento de estruturas para a construção do CTA e futuros observatórios fomentarão a indústria nacional e permitirá uma liderança paranaense em descobertas científicas e na geração de inovação e instrumentação cientí
  • Iniciativas e fortalecimento na internacionalização do Estado Paraná: Promover ações de internacionalização que visem o intercâmbio de alunos e pesquisadores na América Latina, Europa e Estados Unidos. Em especial, promover uma forte interação entre a rede de cientistas e países membros do CTA.
  • Desenvolvimento da divulgação científica na área de astropartículas com inclusão social por meio das ações:
  1. Incentivar a participação de meninas nos projetos de astrofísica e astronomia nas escolas;
  2. Fomentar a parceria com escolas e secretarias por meio de cursos/oficinas para professores e alunos;
  3. Elaborar e desenvolver materiais para deficientes visuais e baixa visão voltados para o ensino de astronomia.

Rita de Cássia dos Anjos

R / PRPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

• Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná

Início: 19/11/2021