Projeto GeoQI (UFPR) – Caracterização Geoquímica de Alta Resolução na Sequência Aptiana da Bacia de Santos (através da técnica de Isótopos Agrupados e Sr in situ)

Projeto GeoQI (UFPR) – Caracterização Geoquímica de Alta Resolução na Sequência Aptiana da Bacia de Santos (através da técnica de Isótopos Agrupados e Sr in situ)

Objetivo do Projeto

Os estudos geoquímicos e isotópicos em rochas carbonáticas são hoje reconhecidos como os de maior potencial para compreensão de aspectos genéticos e diagenéticos, fornecendo dados científicos consistentes sobre a história sedimentar e sobre os processos geológicos superpostos. Nos últimos 14 anos, desde a publicação de Eiler (2007), as aplicações em isótopos estáveis de C e O se tornaram indispensáveis para o estudo de sistemas carbonáticos. O método Clumped (Isótopos Agrupados) é hoje considerado na vanguarda da geologia isotópica, com aplicações já consagradas para registros de temperatura em carbonatos. Os avanços nas análises geoquímicas e mineralógicas (FRX e DRX) permitem hoje uma modelagem bastante precisa sobre a composição de carbonatos, possibilitando a identificação e classificação de isomorfos. A utilização da razão 87Sr/86Sr há muito tempo é destaque nas mais importantes publicações sobre carbonatos. Seu potencial para determinação das fontes e evolução composicional dos oceanos, hoje mostra uma eficácia muito maior com as técnicas por ablação a laser, de alta resolução e precisão analítica. Estudos petrográficos complementares, integrando a descrição ao microscópio com imageamentos por catodoluminescência, MEV e análises 3D por MicroCT, são de grande valia para a determinação dos alvos analíticos. O presente projeto propõe a combinação desses métodos em um workflow analítico especializado em rochas carbonáticas, para ser aplicado em amostras dos poços RJS-722; ATP-1; RJS 733; ITP-1; RJS-704; SPS 77, LL660, BUZ-4 e BUZ-7 das bacias de Santos e Campos, visando a construção de perfis quimioestratigráficos de alta resolução. A execução desse projeto só é possível, porque hoje o parque analítico do Instituto LAMIR da UFPR conta com todos os equipamentos e métodos desenvolvidos, equipe qualificada para contribuir com o avanço da ciência brasileira, colocando no cenário mundial um laboratório nacional capaz de responder às demandas da indústria de óleo e gás.

Produtos / Resultados Esperados

Objetivo específico 1 – Análises do Pré-Sal: Um dos principais desafios do projeto será a integração de dados geoquímicos: mineralógicos, isotópicos, químicos e permoporosos. Essas informações serão importantes para a consolidação do modelo de paleotemperatura para as fácies deposicionais e pós-deposicionais dos carbonatos da Formação Barra Velha, além de ajudar no entendimento dos processos geoquímicos de formação dos carbonatos do Pré-Sal. Método: Seleção das amostras para as análises geoquímicas nos poços: RJS-722; ATP-1; RJS 733; ITP-1; RJS-704; SPS 77, LL660, BUZ-4 e BUZ-7 da Bacia de Santos e Campos. Solicitação junto à ANP para análises destrutivas.

Objetivo específico 2 – Excursões de Campo: Organização da excursão de campo na Região do Mediterrâneo (Europa) para estudar os depósitos evaporíticos Messiniano. Organizar uma campanha para coleta de amostras no Pantanal (Mato Grosso do Sul) com o objetivo de coletar sedimentos após estiagem e queimadas 2020 e 2021, para comparar com os dados coletados durante o Projeto Microbial e assim colaborar com a literatura científica sobre o tema, bem como monitorar a temperatura da água das lagoas (Timone e Pali Aike) na Patagonia Chilena.

Objetivo específico 3 – Publicação: Publicação especial dos artigos mais relevantes do projeto em um periódico científico de alto impacto. Organização de revistas/atlas para divulgação científica dos trabalhos da equipe.

Objetivos integrados à publicação: 1) Participação em eventos para divulgação dos avanços científicos da equipe 2) Organização do Workshop ambiência geológica de carbonatos não-marinhos: influência da tectônica e vulcanismo. 3) Organização do Workshop Evaporitos: registro geológico vs ambientes modernos

Produtos Entregues

Coordenação

Anelize Manuela Bahniuk Rumbelsperger

Unidades Envolvidas

Partícipes

  • Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Fundação da Universidade Federal do Paraná – FUNPAR
  • Petróleo Brasileiro SA

Prazos

Início: 24/08/2022
Término: 23/08/2025

Valor 

R$ 4.964.958,30

Fonte de Recurso

Privado

Status

Em andamento

Processo SEI

23075.039121/2022-97

Instrumentos Vinculados

Contrato 63/2022

Rolar para o topo