Produção de antígenos e anticorpos para testes sorológicos e detecção de infecção ativa de SARS CoV-2 combinada com desenvolvimento de biossensor para teste rápido.

No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde caracterizou a doença causada pelo SARS-CoV-2 como uma pandemia. O surto dessa doença causou impacto global sem precedentes e iniciou uma corrida pelo desenvolvimento de testes capazes de diagnosticar o COVID-19. A técnica de PCR, forma de diagnóstico para COVID-19 considerada padrão ouro de detecção, necessita de profissionais qualificados e equipamentos onerosos para ser executada. A produção de biossensores utilizando antígenos e anticorpos produzidos por técnicas de biologia molecular aliada a detectores eletroquímicos com potencial de gerar respostas rápidas e de alta sensibilidade é de grande relevância no contexto da atual pandemia mundial. Do ponto de vista técnico temos a complexidade estrutural das proteínas antigênicas de SARS-CoV-2 que exigem condições específicas para sua produção, e sua alta similaridade com as homólogas de SARS-CoV-1. Assim, um dos componentes deste projeto está focado em processos biotecnológicos para produção de antígenos de SARS-CoV em conformação nativa e a utilização de anticorpos sintéticos já disponíveis. O outro componente deste projeto visa desenvolver uma plataforma eletroquímica mais atrativa, utilizando eletrodos modificados nanoestruturados. A proposta dessas modificações é tornar o sistema extremamente sensível a qualquer mudança superficial, sendo acompanhado pela técnica de espectroscopia de impedância eletroquímica para a detecção da molécula de interesse.  Dessa forma, a produção de biossensores nanoestruturados utilizando os antígenos e anticorpos produzidos por técnicas de biologia molecular em suas conformações nativas que possa ser utilizado como teste rápido de alta especificidade e sensibilidade é de grande relevância, uma vez que poderão ser utilizados para a identificação precoce de pacientes infectados auxiliando não apenas no impedimento da disseminação da doença, mas também na vigilância epidemiológica.

Novos produtos;

Geração de novos projetos;

Publicação de anais;

Publicação em revista;

Proporcionar a atualização e desenvolvimento dos profissionais envolvidos;

Promover o incremento à pesquisa e disseminação das técnicas existentes;

Expressão de proteínas recombinantes;

Expressão de anticorpos in vitro;

Desenvolvimento do biossensor;

Validação do biossensor;

A) Desenvolvimento profissional:

– uma estudante de Iniciação Científica (03/09/2021 à 31/08/2022);

– uma pós-doutoranda (25/10/2021 à 24/10/2022)

B) Artigo científico em processo de submissão.

Carolina Camargo de Oliveira

• FIOCRUZ;
  • Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná

Início: 31/08/2021