Impacto da vacina Pfizer-BioNTech BNT162b2 mRNA para prevenção de infecção sintomática, hospitalização e morte por SARS-CoV-2 em uma cidade do Sul do Brasil: um estudo de mundo real

Objetivo do Projeto

O presente estudo objetiva avaliar a efetividade, em mundo real, da vacina Pfizer-BioNTech BNT162b2 mRNA na cidade de Toledo (PR).

Produtos / Resultados Esperados

1. Caberá ao Campus Toledo da UFPR:

• Realizar o gerenciamento das amostras clínicas de swab nasal coletadas dos participantes da pesquisa, para realização da genotipagem;
  • Realizar o acondicionamento dessas amostras em ultrafreezer a temperatura de -70ºC;
  • Realizar o transporte das amostras positivas para SARS-CoV-2 para o Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio do Setor de Ciências Biológicas em Curitiba;
  • Realizar o descarte das amostras negativas para SARS-CoV-2 após autoclavagem.

2. Caberá ao Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio do Setor de Ciências Biológicas da UFPR:

• Realizar a genotipagem das amostras positivas para SARS-CoV-2;
  • Realizar o descarte adequado das amostras após a análise genotípica;
  • Emitir relatório com o resultado das análises.

A vacina Pfizer-BioNTech BNT162b2 mRNA foi recentemente aprovada para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sendo indicada para indivíduos com idade maior ou igual a 12 anos. A vacina é considerada segura e altamente eficaz, de acordo com os estudos clínicos de fase 3 até hoje desenvolvidos. Entretanto, ainda é escassa a evidência acerca da eficácia da vacina Pfizer-BioNTech BNT162b2 mRNA em contextos de alta prevalência de variantes preocupantes de SARS-CoV-2, como é o caso da variante Gama (P.1; atualmente a linhagem mais prevalente no Brasil e no estado do Paraná), bem como a proteção e riscos conferidos em longo prazo e o impacto em severidade e sintomas prolongados COVID-19.

Produtos Entregues

O estudo encontra-se em andamento.

A fase de inclusão de participantes (adultos e crianças) já foi concluída.

Os exames de genotipagem estão sendo realizados.

Um primeiro artigo do estudo encontra-se publicado em revista internacional:  BNT162b2 against COVID-19 in Brazil using a test-negative design: Study protocol and statistical analysis plan PLoS One. 2022 Oct 20;17(10):e0276384.

Link para acesso: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9584383/pdf/pone.0276384.pdf

Unidades Envolvidas

• Campus Toledo