Ensaios de número de cetano derivado para Petrobras edital PETRONECT 7002669888

Objetivo do Projeto

Realização de ensaios acreditados no CGCRE/Inmetro de Número de Cetano Derivado em Biodiesel pela norma ASTM D6890 pelo LACAUT para as unidades Candeias (BA) e Montes Claros (MG) e aplicação dos recursos para manutenção do LACAUT.

Produtos / Resultados Esperados

• Realizar ensaios em amostras de biodiesel enviadas das Usinas de Biodiesel da Petrobras da Bahia (Candeias) e de Minas Gerais (Montes Claros), para cumprimento de exigência da ANP para produção de biodiesel no Brasil;

• Realizar manutenção de infraestrutura física, instrumental e de pessoal do LACAUT para ofertar ensaios para pesquisas de alunos de graduação e pós-graduação da UFPR, assim como de seus pesquisadores. Manter a acreditação do LACAUT no CGCRE/Inmetro pela Norma ISO IEC 17025 e as certificações ISO 9001 e ISO 14001 pelo Tecpar/CERTI.

Produtos Entregues

Até a presente data o LACAUT tem realizado ensaios de caracterização de amostras de biodiesel enviadas pela Petrobras. O ensaio de Número de Cetano Derivado foi implantado no Brasil pelo LACAUT, e praticamente todas as produtoras de biodiesel procuram por este ensaio pela rapidez, custo e confiabilidade.

Todos os objetivos previstos estão sendo realizados dentro do cronograma.

Unidades Envolvidas

Contrato_372021

Partícipes

• Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Fundação da Universidade Federal do Paraná – FUNPAR
  • Petrobras Biocombustivel S/A.

Prazos

Início: 26/05/2021