Eletrodo Nanoestruturado Multifuncional para Células Solares

O projeto consiste no desenvolvimento de um eletrodo nanoestruturado multifuncional para células solares utilizando nanosílica e nano óxido de zinco, produzidos pela empresa, juntamente com grafeno e outros nanomateriais de carbono. A tecnologia em que este projeto baseia-se encontra-se no nível 4 de maturidade tecnológica, em que a produção em escala laboratorial é possível, dando origem a materiais validados quanto à sua qualidade. Na etapa inicial serão produzidos filmes em laboratório para a validação das funcionalidades do eletrodo. Na segunda etapa será desenvolvido o protótipo para escala com o devido protocolo de reprodutibilidade.

Para o desenvolvimento de um destes eletrodos, o produto que compõe o entregável final deste projeto, os seguintes passos serão necessários cumprir 3 objetivos específicos:
i) deposição e caracterização de filmes nanoestruturados por spin coating;
ii) desenvolvimento da tinta de impressão para grandes áreas;
iii) caracterização dos filmes depositados por impressão slot die.

Resultados Esperados
Os resultados esperados envolvem a obtenção de filmes finos condutores de eletricidade nanoestruturados com materiais nanométricos. Esses filmes serão produzidos e caracterizados quanto às suas propriedades elétricas, ópticas e morfológicas possibilitando sua reprodutibilidade.

Lucimara Stolz Roman

• Fundação da Universidade Federal do Paraná – FUNPAR
  • Next Chemical Industria e Comercio De Produtos Quimicos Ltda.

Início: 26/04/2021
Término: 26/04/2023