Desenvolvimento de uma tecnologia para produção de combustível de aviação renovável a partir de biogás e hidrogênio verde em escala piloto
Objetivo do Projeto
O objetivo geral deste projeto é buscar a viabilidade técnica de uma nova rota para produção de combustível verde a partir da valorização do biogás por meio da integração das tecnologias de reforma e Fischer-Tropsch, com ênfase no desenvolvimento do mercado Power-to-X no estado do Estado do Paraná.
Produtos / Resultados Esperados
Implantar e realizar a operação assistida experimental de uma unidade piloto de produção de bio-syncrude a partir da reforma do biogás associada a reação de Fischer-Tropsch;
Estudar e produzir bioquerosene de aviação em escala de bancada a partir do bio-syncrude;
Desenvolver um projeto de engenharia integrando tecnologias de reforma e Fischer-Tropsch aplicado a uma planta de biogás;
Demonstrar a viabilidade técnica em escala pré-industrial da unidade piloto;
Gerar um modelo técnico para escalabilidade e replicabilidade do processo;
Oportunizar o aumento da competitividade das cadeias produtivas do biogás e dos hidrocarbonetos renováveis com foco no bioquerosene de aviação;
Oportunizar uma nova rota técnica e comercial para a utilização do hidrogênio verde;
Divulgar resultados do projeto em eventos científicos e em workshops para difusão do conhecimento na área e promoção de uma nova cadeia energética.
Coordenação
Unidades Envolvidas
- Departamento de Engenharias e Exatas / Setor Palotina
- Laboratório de Materiais e Energias Renováveis – LABMATER
- Departamento de Engenharia Química / Setor de Tecnologia
- Laboratório de Cinética e Termodinâmica Aplicada – LACTA
Partícipes
- Universidade Federal do Paraná – UFPR
- Fundação da Universidade Federal do Paraná – FUNPAR
- Centro Internacional de Energias Renováveis
Prazos
Início: 03/06/2022
Término: 03/02/2024
Valor
R$ 313.740,00
Fonte de Recurso
Privado
Status
Em andamento
Processo SEI
23075.027767/2022-21
Instrumentos Vinculados
Contrato 26/2022