Desenvolvimento de novo repelente para mosquitos hematófagos

Promover ações voltadas ao estudo e ao desenvolvimento de um repelente para mosquitos hematófagos, derivado do ácido lático, seguindo os preceitos da Química Verde e avaliar por meio de testes sua toxicidade dérmica e eficiência em relação ao mercado, com vistas à disponibilizar ao setor público tecnologia nacional capaz de reduzir as enfermidades causadas por mosquitos hematófagos, bem como facilitar a transferência desta tecnologia para o setor produtivo.

1.Otimizar as etapas de síntese do repelente derivado do ácido lático seguindo os preceitos da Química Verde;

2.Estudar a possibilidade de se produzir outra substância com elevado poder de repelência produzida a partir do lactato de etila em apenas uma etapa;

3.Desenvolver uma formulação para o repelente para que se possa realizar os testes de toxidade dérmica, ocular e de carcinogênese;

4.Prestação de contas.

Francisco de Assis Marques