Aspectos funcionais e comportamentais de pacientes com doenças cardiovasculares: um estudo de seguimento

Aspectos funcionais e comportamentais de pacientes com doenças cardiovasculares: um estudo de seguimento

Objetivo do Projeto

Estudo tem demostrado a grande prevalência de doenças cardiovasculares em adultos jovens. Situação associada ao comportamento como os fatores de risco, em especial a prática de atividade e exercício físico tem um papel relevante na prevenção de doenças cardiovasculares. Desta forma, o presente projeto de pesquisa, subdividido em duas fases, para a primeira tem por objetivo verificar longitudinalmente (estudo de segmento), o comportamento sedentário ou ativo de adultos que recém enfartaram, obtiveram alta e verificar a associar respostas Cardiovasculares, autonômicas e funcionais associadas ao nível de atividade física e marcadores fisiológicos. Na segunda será proposto investigar os efeitos agudos de diferentes intensidades do exercício físico aeróbio em marcadores imunológicos, do estresse oxidativo e da função autonômica dos pacientes. Para tanto, este projeto se estrutura em duas fases, a primeira com características descritivas transversais e a segunda experimental de curta e longa duração. Serão realizadas avaliações clínica pré alta (um dia antes) como também a utilização de questionários sobre o perfil sociodemográfico, fatores de risco, qualidade de vida, estado de humor, depressão, sono, nível de atividade física e percepção do ambiente. Será verificado o nível de atividade física por acelerometria. Será determinado a capacidade funcional pelo teste de caminhada de 6 minutos. A avaliação da função cardíaca será determinada por ecocardiograma. Passado três meses, o paciente retornará para uma nova avaliação clínica e realizará novamente todas as avaliações solicitadas acima e também uma avaliação cardiorrespiratória por ergoespirometria e esteira, sendo observado junto a função autonômica no teste e em repouso. Por fim, alguns sujeitos da pesquisa serão convidados a participar de duas sessões de intervenção aguda do exercício físico aeróbio, de leve e moderada intensidade, sendo observado o efeito nos marcadores inflamatórios e de estresse oxidativo. Acredita-se que os resultados deste estudo contribuirão para o planejamento de estratégias que visem a melhoria das condições de vida dos pacientes, podendo resultar no maior entendimento, controle dos fatores de risco e engajamento em programas de exercício físico a longo prazo que possam resultar em possíveis benefícios cardiovasculares e metabólicas, com desfecho importante na qualidade de vida.

Objetivos:

Neste contexto, o propósito geral do presente estudo será de verificar longitudinalmente (estudo de segmento) a associação das respostas Cardiovasculares, autonômicas e funcionais associadas ao nível de atividade física, capacidade funcional e marcadores fisiológicos, bem como evidenciar o efeito agudo de diferentes sessões de exercício físico aeróbio em marcadores fisiológicos em pacientes com doença cardiovascular. Além disso, esta pesquisa apresenta como alguns objetivos específicos:

• Identificar a prevalência dos fatores de risco para doenças cardiovas-culares em pacientes com doença coronariana;
• Comparar entre as diferentes classes de sujeitos as alterações na percepção de saúde, sono, depressão, estado de humor em pacientes com doença coronariana;
• Correlação do Nível de Atividade Física percebido e a percepção do ambiente com a medida direta do nível de atividade física em pacien-tes com doença coronariana;;
• Associar o Nível de atividade física mensurado por acelerometria com a Percepção do Ambientes, Qualidade de vida, depressão, sono e es-tado de humor;
• Associar o Nível de atividade física com Qualidade de vida, depres-são, sono, estado de humor;
• Associar a Percepção do ambiente com fatores de risco, nível de ativi-dade física e qualidade de vida
• Comparar os marcadores de saúde avaliados em diferentes momen-tos e classes de sujeitos;
• Comparar a resposta da função autonômica em diferentes situações de teste de esforço;
• Verificar o efeito de diferentes intensidades de exercício em marcado-res fisiológicos;

 

Produtos / Resultados Esperados

Impacto social:
Potencializar a formação acadêmica dos alunos da Medicina e Nutrição em diferentes níveis de pesquisa (graduação, mestrado), por meio do envolvimento neste projeto de pesquisa;
Colaboração no atendimento do paciente com doença cardiovascular;

Publicações Científicas:
Fortalecer a pesquisa interdisciplinar entre as áreas da saúde (Medicina e Nutrição) na instituição (UFPR), e estabelecer parcerias com outras instituições;
Divulgar os resultados obtidos em artigos de periódicos, congressos e eventos científicos, buscando estimular pesquisa de caráter interinstitucional e interdisciplinar; (Congresso Europeu de Medicina Preventiva; Congresso Americano de Medicina do Esporte; Congresso Europeu de Medicina do Esporte; Congresso Brasileiro de Metabolinsmo, Nutrição e Exercício, Semana Acadêmica de Ensino, Pesquisa e Extensão, entre outros..)

Formar profissionais com capacidade para o desenvolvimento de pesquisas científicas multidisciplinares envolvendo áreas como: nutrição e educação física.

Promover e ou apoiar a realização de simpósios, seminários, workshops, cursos e outras atividades técnico-científicas e; apoiar a melhoria da infraestrutura de pesquisa dos cursos de graduação e pós-graduação da UFPR.

Além disso, com este estudo, espera-se verificar o perfil de saúde ou de fatores de risco da população universitária da UFPR. Outro principal impacto esperado com este estudo está relacionado as possibilidades de delinear ações mais efetivas de modificação dos fatores de risco a saúde, visto que será possível identifica-los e desta forma intervir com base na transposição de conhecimentos científicos.

Após essa avaliação inicial das diferentes variáveis, pretende-se realizar intervenções agudas por meio do exercício físico aeróbio e assim verificar o efeito em marcadores inflamatórios e do estresse oxidativo. E com base nesta intervenção, poder conscientizar tanto o avaliado, quanto o aluno de iniciação científica dos efeitos importantes a saúde que o exercício físico pode trazer. Por fim, pretende-se divulgar amplamente os resultados desse estudo, por meio de meios eletrônicos, fóruns de discussão, palestras, congressos e conferências, além de material bibliográfico no formato de artigos científicos.

Orientações e Logística da Pesquisa;
O estudo esta em fase de treinamento dos alunos de IC, Mestrandos, Doutorandos e demais profissionais que pretendem ingressar na pós Graduação.

Treinamento Alunos de IC;
Os alunos foram já treinados quanto aos procedimentos avaliativos, porem com pessoas aparentemente saudáveis e agora esta tendo uma reciclagem, otimizando as informações para possíveis situações de emergência que podem ocorrer no decorrer do processo avaliativo. O treinamento para o Suporte Básico de Vida já foi realizado e será refeito sempre a cada 6 meses, e juntamente com isto, outra pesquisa esta ocorrendo em paralelo, verificando os efeitos metabólicos no socorrista durante as compressões torácicas.

Avaliações no projeto – Estudo Transversal;

Serão realizadas avaliações clínica pré alta (um dia antes) como também a utilização de questionários sobre o perfil sociodemográfico, fatores de risco, qualidade de vida, estado de humor, depressão, sono, nível de atividade física e percepção do ambiente. Será verificado o nível de atividade física por acelerometria. Será determinado a capacidade funcional pelo teste de caminhada de 6 minutos. A avaliação da função cardíaca será determinada por ecocardiograma. Passado três meses, o paciente retornará para uma nova avaliação clínica e realizará novamente todas as avaliações solicitadas acima e também uma avaliação cardiorrespiratória por ergoespirometria e esteira, sendo observado junto a função autonômica no teste e em repouso.

Avaliações no projeto – Estudo Experimental;

Por fim, alguns sujeitos da pesquisa serão convidados a participar de duas sessões de intervenção aguda do exercício físico aeróbio, de leve e moderada intensidade, sendo observado o efeito nos marcadores inflamatórios e de estresse oxidativo.

Organização, tabulação e tratamento estatístico dos dados;

Os dados coletados serão agrupados e analisados no SPSS for Windons versão 21. Serão elaboradas estatísticas descritivas básicas como média, desvio padrão e frequência relativa. Além disso, para comparar as variáveis, serão utilizados modelos paramétricos e não paramétricos, conforme a normalidade dos dados, a qual será realizada por meio do teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov. Referente a análise de variáveis respostas (variáveis dependentes), será realizado análise de regressão linear simples, múltipla ou logística (o que dependerá do objetivo do estudo), para determinação de modelos matemáticos que venham a predizer determinadas variáveis, conforme a representação das variáveis independentes ou preditoras. As questões qualitativas serão analisadas por meio de análise de conteúdo. Quando for proposto a determinação de pontos de corte de variáveis que ainda não detenham essa característica para a população estudada com base em pontos de corte já conhecidos e associada a que se pretende determinar, utilizar-se-á a análise da Curva ROC. Para as variáveis que tem como característica de múltiplos pontos coletados por segundo (ex. Análise do movimento pelo sensor), será realizado análise espectral. Para todas as análises será utilizado o nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%.

Discussão dos resultados e elaboração dos relatórios científicos(artigos e TC);
Para o presente projeto alunos de IC e de pós graduação utilizarão os dados para produzir seus trabalhos científicos.

Elaboração de relatório Parcial;
Será encaminhado para o IC os relatórios parciais das atividades desenvolvidas no prazo proposto.

Relatório a Fundação Araucária.
Será encaminhado para a FA os relatórios parciais das atividades desenvolvidas no prazo proposto.

 

Produtos Entregues

Coordenação

Anderson Zampier Ulbrich

Unidades Envolvidas

Partícipes

  • Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná

Prazos

Início: 03/06/2022
Término: 03/09/2024

Valor 

R$ 22.430,00

Fonte de Recurso

Público

Status

Em andamento

Processo SEI

23075.031138/2022-04

Instrumentos Vinculados

Contrato 38/2022

Rolar para o topo