Apoio à Conclusão da Instrução Técnica do Processo de Registro como Patrimônio Cultural do Brasil da Celebração Religiosa “Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio”, em Paranaguá/PR.

Conseleite Paraná

Instrução Técnica para fins de identificação, documentação, reconhecimento e elaboração de produtos de difusão e promoção da celebração religiosa “Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio”, em Paranaguá/PR, como Patrimônio Cultural do Brasil, em conformidade com o Decreto nº 3.551, de 4 de agosto de 2.000.

1) Dossiê de Registro da celebração religiosa “Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio”, em conformidade com os arts. 4º e 9º da Resolução Iphan nº 001/2016, contendo, no mínimo: a) Histórico do processo no Iphan; b) Processo de pesquisa (delimitação do objeto, metodologias da pesquisa documental e de trabalho de campo, relatório da experiência de pesquisa etc.); c) Descrição pormenorizada do bem, possibilitando a apreensão de sua complexidade e contemple a identificação dos atores e significados atribuídos ao mesmo; processos de produção, circulação e consumo; contexto cultural específico e outras informações consideradas pertinentes durante o desenvolvimento dos trabalhos; d) Referências à formação e continuidade histórica do bem, assim como às transformações ao longo do tempo; e) Avaliação das condições em que o bem se encontra, com descrição e análise de riscos potenciais e efetivos à sua continuidade; f) Levantamento e proposição de ações e medidas para a salvaguarda do bem cultural, construídas juntamente com as comunidades detentoras. g) Justificativa e os argumentos para o Registro como Patrimônio Cultural do Brasil. 2) 02 (dois) vídeos editados, sendo um curto (de até 30 minutos) e outro médio (de 30 a 69 minutos), cujos respectivos roteiros deverão ser apresentados e discutidos previamente com a comunidade detentora e o Iphan. 2.1. Para publicação no YouTube no formato FULL HD 1080 x1920 AVCHD, MOV ou MP4, 1280 x 720px, Stereo 48.000kHz; 2.2. Para publicações compatíveis com celular: MPEG-4 428 x 240 px / 15 fps, Stereo 22.05kHz; 2.3. As autorizações de uso de som, imagem e informações de todas as pessoas retratadas, filmadas e/ou entrevistadas no âmbito desse projeto deverão ser coletadas, conforme modelo fornecido pelo Iphan. Os referidos Termos de Autorização, originais e digitalizados, deverão ser entregues ao Iphan.

Ary Fábio Giordani Daniel

R / PROEC – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura