Responsáveis

  • Anelize Manuela Bahniuk Rumbelsperger

Departamento/Setor vinculado

  • Setor de Ciências da Terra

Localização

  • Centro Politécnico – Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 – Jardim das Américas, Curitiba – PR

Contato

  • (41) 3361-3243
  • lamir_adm@ufpr.br
  • lamir_tec@ufpr.br

Serviços Prestados

  • I) Tecnologias de Produção – Indústria

Nesta área se enquadram as principais linhas de aplicação do LAMIR, que visa o aumento da competitividade e produtividade de setores estratégicos, com destaque para projetos de desenvolvimento tecnológico em:

Pesquisas mineralógicas, geoquímicas e isotópicas aplicadas à exploração de petróleo e gás natural, com ênfase em reservatórios carbonáticos do pré-sal, setor de relevância nacional e internacional;

Pesquisas mineralógicas e geoquímicas aplicadas à exploração de rochas e minerais industriais, com ênfase em rochas carbonáticas para indústria do cimento, setor relevante no leste do Paraná;

Pesquisas geoquímicas e isotópicas aplicadas a fertilizantes e corretivos para agricultura, setor relevante em todo do Paraná.

  • II) Tecnologias para Qualidade de Vida – Segurança Hídrica

A combinação de técnicas analíticas em água contribuirá para aumentar o entendimento sobre os processos de interação entre a superfície e o meio subterrâneo, contribuindo para a preservação de reservatórios hídricos com avanços nos modelos conceituais e, consequentemente, para o desenvolvimento social e econômico sustentável.

  • III) Tecnologias Habilitadoras – Biotecnologia

Projetos na área de biotecnologia poderão se beneficiar com o parque de equipamentos, principalmente com as linhas analíticas de espectrometria de massa para análises químicas e isotópicas. A pesquisa científica sobre a influência mútua entre processos orgânicos e inorgânico tem movimentado significativa atenção, com grande potencial para avanços tecnológicos e do conhecimento geocientífico.

  • IV) Tecnologias Habilitadoras – Materiais Avançados

Análises microscópicas, químicas e mineralógicas para pesquisas nas áreas de engenharia de materiais e metalúrgica, com aplicações. As análises químicas por espectrometria de massas têm grande potencial em pesquisas na área de resistência de materiais, com destaque paras técnicas de laser ablation, que permitem análises de alta resolução e mapas composicionais.

  • V) Tecnologias Estratégicas – Segurança Pública e de Fronteira

A utilização de técnicas geoquímias e isotópicas vêm ganhando destaque nas ciênicas forenses, com a utilização da difração e fluorescência de raios X para identificação de materiais apreendidos, uso de microscopia eletrônica de varredura, microtomografia computadorizada e análises químicas no estudo de vestígios, análises de isótopos na caracterização e proveniência de entorpecentes.

Principais Equipamentos

  • Preparação de Amostras – Equipamentos: separador magnético Frantz, serras de corte Cecoton Struers, Discoplan Struers, rebolos, pilões, politrizes Labopol Struers, fusoras, muflas, estufas, chapas aquecedoras, banhos ultrassônicos, prensas, balanças, britador, moinhos e peneirador, quarteadores, separadores magnéticos, mesa vibratória para separação e concentração mineral.
    Finalidade: Preparação de amostras para as diferentes técnicas.
  • Sala Limpa – Equipamentos: Digestor micro-ondas, destiladores de ácido, sitsema de água mili-Q, balanças, microamostradores e capelas.
    Finalidade: Desenvolvimento de sistemas de purificação de ácidos e reagentes, abertura de amostras em ambiente isento de contaminação, onde a qualidade do ambiente laboral é de suma importância para a credibilidade dos estudos científicos.
  • Ensaios Físicos – Equipamentos: Peneirador, granulômetro a laser Cilas, porosímetro e permeâmetro gasosos, termogravímetro TG – Mettler.
    Finalidade: Análises singulares e conjuntas para caracterização de propriedades físicas e composicionais de diferentes materiais. Determinação de densidade e volume de materiais voláteis e fases minerais.
  • Microscopia e Petrografia I – Equipamentos: Microscópios Ópticos de Transmissão e Reflexão- Carl Zeiss; Microtermometria de Inclusões fluidas – Lincan Zeiss, Sistema de catodoluminescência CITL Mk5-2.
    Finalidade: Estudos composicionais, microestruturais e texturais de minerais, rochas e distintos tipos de compostos inorgânicos, proporcionando identificação de fases, suas informações químicas e condições de formação / cristalização. Leitura, descrição e captura de imagens microscópicas em seções delgadas de rocha, lâminas polidas, bipolidas de minerais e rochas. Determinação de parâmetros físicos e químicos para estudos de condições de pressão e temperatura de aprisionamento de inclusões em fases minerais. Imageamento 2D de seções delgadas e polidas, para determinação de elementos ativadores de cor.
  • Microscopia e Petrografia II – Equipamentos: MEV JSM-6010LA JEOL, Micro CT Bruker Skyscan.
    Finalidade: Técnicas de imageamento 2D e 3D (Micro CT) para identificação de microestruturas e da trama intercristalina, análises composicionais qualitativas, avaliação de porosidade e permeabilidade. Amplificações de imagens na escala micrométrica, com determinações químicas semiquantitativas por EDS (Energy Dispersive Spectrometry).
  • Técnicas de raios X – Equipamentos: Fluorescência de raios X Axios PANalytical; Difratometria de raios X Empyrean PANalytical.
    Finalidade: Linha especializada em análises composicionais e estruturais para determinações químicas quantitativas e semiquantitaivas, bem como análises qualitativas voltadas para estudos mineralógicos e da estrutura atômica e molecular. Determinação de espécies minerais, análises semiquantitativas de rochas e minerais, determinação da estrutura cristalina de materiais naturais e sintéticos. A combinação destes equipamentos permitirá avanços científicos em diversas áreas, com impacto em nível internacional.
  • Espectrometria de massa I (análises químicas) – Equipamentos: ICP-MS iCAP-RQ Thermo Fisher Scientific; ICP-OES iCAP-7000 Series Thermo Fischer Scientific.
    Finalidade: Espectrômetros de média resolução para análises químicas completas em materiais inorgânicos e orgânicos, sólidos ou líquidos, com limite de detecção compatível para estudo de elementos de baixa abundância. Esta linha analítica contribuirá para o avanço regional nas pesquisas de bens minerais, industriais e do meio ambiente.
  • Espectrometria de massa II (isótopos radioativos) – Equipamentos: HR-MC-ICP-MS Neptune Plus Thermo Fischer Scientific; CP-MS iCAP-RQ Thermo Fisher Scientific; Laser Ablation Excimer Teledyne Cetac.
    Finalidade: Espectrômetros de alta resolução para estudos isotópicos, uma das principais fronteiras da pesquisa geocientífica, com tecnologia inovadora na avaliação de processos e produtos, com potencial de aplicação em diversar áreas da ciência.

Equipe Vinculada ao Laboratório

  • Direção
    Profª.Drª. Anelize Bahniuk Rumbelsperger – Diretora
    Prof. Dr. Leonardo Fadel Cury – Vice Vice-Diretor
  • Equipe Técnica
    Ana Maria Guerreiro Antunes – Técnico químico de laboratório
    Bianca do Carmo Luciano – Analista de projeto
    Diego Portela Fernandes – Técnico físico de laboratório
    Franciele de Oliveira Czervinski – Analista técnico químico de laboratório
    Guilherme Fedalto – Técnico geólogo de laboratório
    Inaiara Casapula – Técnico químico de laboratório
    Ivan Arthur Bindo – Técnico químico de laboratório
    Joicy Micheletto – Técnico químico de laboratório
    Leandro Keiji Maurer Ozahata – Analista técnico químico de laboratório
    Rosemari Fabianovicz – Geóloga
    Shirley Santos Cezar – Técnico geólogo de laboratório

Palavras-Chave 

  • Geoquímica, Geologia, rochas, minerais, isotópica, indústria de oleo&gás, forense, energia, recursos naturais
Rolar para o topo