Empresa Júnior de Consultoria e Planejamento Florestais – COPLAF

Responsável

  • Discente: Mariana Pieruccini Souza
  • Docente: Allan Libano Pelissari

Setor vinculado

  • Ciências Agrárias

Localização

  • Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 – Jardim Botânico, Curitiba, Brasil. Campus Jardim Botânico, CIFLOMA

Contato

  • coplaf.jr@gmail.com
  • (41) 99885-7917

Sobre a Empresa Júnior

  • A Empresa Júnior de Consultoria e Planejamento Florestais – COPLAF atua desde 1994 no mercado florestal, prestando serviços à sociedade com qualidade e eficiência, contribuindo para o Desenvolvimento Sustentável por meio do alcance das metas da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas – ONU. A empresa possui uma equipe qualificada formada
    pelos graduandos de Engenharia Florestal, sob auxílio de professores, mestrandos, doutorandos e laboratórios com atuação no Centro de Ciências Florestais e da Madeira (CIFLOMA) da Universidade Federal do Paraná. Sendo capaz de oferecer serviços nos mais diversos segmentos, como cadastro ambiental rural (CAR), inventários florestais, mapas de uso e ocupação do solo, programas de recuperação de áreas degradadas (PRAD), planejamento para implantação de florestas ou cultivos, entre outros inclusos em nosso portfólio de atividades, e, de Anotação de Responsabilidade Técnica do Engenheiro Florestal (ART), conforme o CREA/PR.

Serviços Prestados

  • Levantamento Florístico – consiste em listar todas as espécies vegetais existentes em uma determinada área, adotando ou não alguns critérios de seleção, visando auxiliar um plano de manejo adequado além de fornecer informações básicas ao estudo biológico da região.
  • Cadastro Ambiental Rural – é o registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais e tem como objetivo identificar e integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, visando um planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental.
  • Arborização e Paisagismo – a implementação de um projeto paisagístico proporciona à propriedade mais conforto e acolhimento, além de agregar valor ao espaço. A COPLAF propõe projetos para serem aplicados, levando em conta todas as esferas que contemplam essa atividade: análise do solo, da luminosidade, espécies desejadas, etc.
  • Educação Ambiental – A COPLAF realiza projetos de educação ambiental em escolas, empresas e demais entidades que partilham da ideia de desenvolvimento sustentável, através da união de processos de educação e meio ambiente.
  • Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – As medidas de recuperação têm como objetivo restituir as condições ecológicas de áreas perturbadas ou degradadas, a fim de retorná-la a um estado não degradado, que pode ser diferente de sua condição original. Dessa forma, a recuperação se dá através de um plano, chamado Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, que busca estabelecer condições para a reabilitação destas áreas. A COPLAF oferece a elaboração de PRAD’s, os quais são, geralmente, solicitados por órgãos ambientais, por meio de penalizações administrativas devido a degradação ambiental. Além disso, constitui parte integrante de processos de licenciamento para atividades degradadoras ou modificadoras do meio.
  • Inventário Florestal – O Inventário Florestal (IF) consiste no levantamento e análise de informações quantitativas e/ou qualitativas da floresta. A experiência, qualificação e comprometimento da equipe com este procedimento permite o alcance de resultados confiáveis.
  • Mapeamento – Os mapas de Uso e Ocupação do solo têm como principal objetivo apresentar as principais finalidades de utilização do solo. A COPLAF realiza a análise e classificação dos elementos que compõem a área levantada, garantindo subsídios para a regularização de documentos cadastrais e elaboração de projetos.
  • Planejamento Silvicultural – Os mapas de Uso e Ocupação do solo têm como principal objetivo apresentar as principais finalidades de utilização do solo. A COPLAF realiza a análise e classificação dos elementos que compõem a área levantada, garantindo subsídios para a regularização de documentos cadastrais e elaboração de projetos.
  • Laudo Fitossanitário – A fim de diagnosticar a sanidade de espécimes florestais, principalmente daquelas que oferecem riscos, a COPLAF analisa e estuda os indivíduos em questão, para alertar sobre possíveis riscos e indicar a solução para cada situação, além de, sugerir a supressão do indivíduo se assim necessário.

Projetos de Destaque

  • A empresa conta com uma trajetória de grandes projetos realizados, impactando positivamente no meio ambiente e na comunidade. O último projeto mais impactante realizado foi no ano de 2023 com uma empresa sênior do ramo florestal, onde realizamos um Estudo de Caso em toras que apresentavam patologia que estava prejudicando o rendimento na hora do processamento dessas madeiras, através deste projeto conseguimos alcançar a nossa meta de faturamento e obter experiências enriquecedoras.
    Nos anos anteriores a 2010, atendemos diversos projetos relacionados a Pequenas Centrais Hidrelétricas, nesses projetos realizamos o levantamento da cobertura vegetal e o uso do solo no local, para assim avaliar e compensar os impactos causados no represamentos.
    Realizamos diversos laudos fitossanitários, os quais permitem designar o estado que um indivíduo arbóreo se encontra, se está oferecendo risco onde há circulação de pessoas, e etc.
    Também, ao longo desses anos trabalhamos com diversos inventários de nativas e de plantadas, para permitindo analisar a quantidade e a diversidade de indivíduos arbóreos na região do estudo.
    Diversos Planos de Recuperação de Áreas degradadas. Assim, afirmamos que todos os projetos realizados são de grande sucesso.
Rolar para o topo