
Responsável
- Docente: Dara de Cezar Borszcz
- Discente: Caio dos Anjos Paiva, Marlo Antonio Ribeiro Martins e Wander da Cruz
Setor vinculado
- Ciências da Terra
Localização
- Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 210, Centro Politécnico, Universidade Federal do Paraná, Curitiba-PR. Complexo Rubens Meister – PI
Contato
- azimutejr@gmail.com
- (41) 98816-3256
Sobre a Empresa Júnior
A Azimute Engenharia Júnior é uma empresa júnior fundada em 2015 por discentes do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Como uma empresa júnior, ela é gerida por estudantes e tem como objetivo principal proporcionar uma vivência prática aos alunos, ao mesmo tempo em que oferece serviços de qualidade à comunidade. A empresa atua nas áreas de Topografia, Sensoriamento Remoto, Fotogametria, Cartografia, Geodésia e SIG (Sistemas de Informações Geográficas).
Serviços Prestados
Levantamento Topográfico Planialtimétrico: É um tipo de levantamento que combina informações planimétricas (posição horizontal) e altimétricas (altitude ou elevação). Esse tipo de levantamento é utilizado para mapear detalhadamente uma área, identificando tanto as características do terreno quanto a posição dos elementos nela existentes, como construções, estruturas naturais, entre outros.
Monitoramento por Satélites: Envolve o uso de imagens obtidas por satélites para monitorar diferentes fenômenos e atividades na superfície terrestre. Isso inclui desde monitoramento ambiental para análise de desmatamento, alterações climáticas, até aplicações em agricultura de precisão para monitorar a saúde das plantações, entre outros usos.
Locação de Estruturas e Parcelamento de Solo: Refere-se ao processo de determinar a posição onde estruturas serão construídas ou onde divisões de terrenos serão feitas.
Processamento Digital de Imagens: É a técnica de análise e manipulação de imagens digitais para extrair informações específicas ou melhorar sua qualidade. No contexto da engenharia cartográfica e agrimensura, isso pode incluir correção geométrica, fusão de imagens, extração de características de interesse e criação de modelos tridimensionais a partir de fotos aéreas ou de satélite.
Produção de Mapas: Envolve a criação de mapas temáticos e cartas topográficas utilizando dados coletados por diferentes métodos, como levantamentos topográficos, sensoriamento remoto, geodésia ou SIG. Com aplicações em navegação, planejamento urbano, educação e análises geoespaciais.
Web SIG (Sistemas de Informações Geográficas): É uma categoria de sistemas computacionais projetados para capturar, armazenar, manipular, analisar e apresentar dados georreferenciados. Esses sistemas integram informações de diversas fontes permitindo realizar análises espaciais para planejamento urbano, gestão ambiental, telecomunicações e outros setores. Utilizando tecnologias avançadas como servidores de mapas e bancos de dados espaciais, o WEB SIG oferece uma plataforma robusta para desenvolver aplicações interativas na web. Essas aplicações não apenas permitem a visualização dinâmica de mapas e dados geográficos, mas também suportam a colaboração entre diferentes usuários e departamentos.
Projetos de Destaque
Os projetos mais procurados e bem-sucedidos pela Empresa Júnior estão centrados principalmente nos serviços de levantamento topográfico planialtimétrico e loteamento. Esses projetos envolvem a coleta precisa de dados sobre a superfície terrestre, incluindo informações detalhadas sobre elevações e feições naturais e artificiais do terreno.
Além dos levantamentos topográficos, a Azimute também se destaca em projetos colaborativos com outras empresas juniores, especialmente na criação de mapas e no desenvolvimento de sistemas de informação geográfica na web (WEB SIG). Essas colaborações permitem integrar diferentes setores e áreas com dados geoespaciais, proporcionando uma visão abrangente e atualizada do espaço geográfico ou área de estudo para os clientes.