USO DE POLIOXOVANADATOS COMO INIBIDORES ESPECÍFICOS DO TRANSPORTADOR GLICOPROTEÍNA P (P-GP)


O que é
O presente invento diz respeito ao uso do ânion decavanadato (V10), que contém apenas vanádio(V) em sua estrutura, e dos polioxovanadatos de valência mista (+IV/+V) tetra-, penta- e octadecavanadatos (V14, V15 e V18), como inibidores da glicoproteína P (P-gp).
A P-gp é um transportador que carrega substratos do meio intracelular ao meio extracelular e está intimamente ligada ao fenômeno de multidrug resistance em células cancerosas, impedindo que o quimioterápico atinja níveis intracelulares suficientes para seu efeito terapêutico. O uso de polioxovanadatos em células resistentes à quimioterapia, as quais superexpressam P-gp na membrana, não havia sido avaliado como uma maneira de sobrepujar os efeitos dessa proteína em células de câncer.
Os compostos testados têm a vantagem de serem solúveis em água e foram capazes de inibir o efluxo de substratos de maneira eficaz e seletiva. Estas características fazem com que os compostos selecionados nesta patente possuam potencial terapêutico para o desenvolvimento de terapias combinadas com outras drogas anticâncer.
Benefícios / Vantagens
Seletividade e solubilidade em água.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020210128143
STATUS: Depositada em 28/06/2021
TITULARES: Universidade Federal do Paraná
AUTORES: Glaucio Valdameri, Kahoana Postal, Juliana Morais Missina, Jaísa Fernandes Soares, Giovana Gioppo Nunes, Emanuel Maltempi de Souza, Vivian Rotuno Moure, Ingrid Fatima Zattoni, Gisele Alves de Andrade e Diogo Henrique Kita
CLASSIFICAÇÃO INPI: A – Necessidades Humanas
PALAVRAS-CHAVE: Inibidor P-gp, Resistência Múltiplas Drogas, Transportadores ABC