Inventário de Poluição Atmosférica na Área Portuária

Inventário de Poluição Atmosférica na Área Portuária

Objetivo do Projeto

Identificar o impacto das atividades antropogênicas que ocorrem no Porto de Paranaguá e na cidade de Paranaguá por meio da quantificação do material particulado PM2,5, NO2e SO2.

Produtos / Resultados Esperados

Especificamente, se propõe a instalação de estações de monitoramento de SO2, NO2e PM2,5em 3pontos com atividades distintas: TCP (movimentação de navios), Terminal de cargas secas (transbordo de carga seca como soja), APPA (interface entre as atividades portuárias e a cidade de Paranaguá).

Com a implantação desta proposta de inventário, se objetiva conhecer os valores dos poluentes atmosféricos em cada compartimento de estudo. Em reunião com o TCP e APPA, deve-se traçar ações a fim de implementar melhorias para o Porto de Paranaguá e para a cidade de Paranaguá. Os dados produzidos da qualidade do ar permitirão ao Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas/SEDU e do Paranacidade, considerar essa variável no desenvolvimento e implementação das políticas estaduais de desenvolvimento urbano sustentável. Encontram-se em processo de elaboração/revisão, sob responsabilidade da SEDU e do Paranacidade, os Planos de Desenvolvimento Urbano Integrados das Regiões Metropolitanas de Curitiba e Paranaguá, para adequação à Lei Federal 13.089/2015 (Estatuto da Metrópole), cujo monitoramento da qualidade do ar será determinante para a definição e qualificação das políticas metropolitanas de uso e ocupação do solo, meio ambiente e mobilidade; escopos principais desses planos.

Coordenação

Unidades Envolvidas

Partícipes

  • Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Fundação da Universidade Federal do Paraná – FUNPAR
  • Terminal de Contêineres de Paranaguá S.A.

Prazos

Início: 21/12/2021
Término: 21/12/2023

Valor 

R$ 250.000,00

Fonte de Recurso

Privado

Status

Em andamento

Processo SEI

23075.002515/2021-17

Instrumentos Vinculados

Contrato 114/2021

 

Rolar para o topo