MATERIAL SORVENTE PARA PETRÓLEO, DERIVADOS, ÓLEOS VEGETAIS OU MINERAIS COMPOSTO À BASE DE PELO DE CACHORRO

O que é

Esta invenção apresenta um novo material composto à base de pelo de cachorro com capacidade de limpar águas oleosas (óleos animais, vegetais ou minerais) ou contendo contaminantes como tolueno, benzeno, etil-benzeno ou xileno (BTEX), através do uso de colunas de adsorção. Colunas de adsorção contendo pelo de Poodle branco tiveram uma eficiência de 98,0% na remoção de tolueno da água. 

O material pode ser usado na forma livre, em colunas de adsorção, para purificação de águas oleosas ou contendo BTEX. Barreiras de sorção tubulares contendo pelo de cachorro podem conter água contaminada por petróleo, óleos minerais ou vegetais. O material pode ser usado também na forma livre ou de mantas para a sorção desses contaminantes presentes na água, fazendo a limpeza desses óleos que causam enormes danos à fauna e à flora. 

Além do pelo de cachorro apresentar uma baixa sorção de água e seletividade pelo óleo, pode ser utilizado em reaproveitamento energético sem a preocupação com a liberação de gases tóxicos, se o material for incinerado. 

Constitui também um produto que pode ser facilmente produzido no mercado nacional, reduzindo a dependência brasileira por produtos importados. Uma outra vantagem do material é o seu baixo custo.

Disponível para

Licenciamento

INFORMAÇÕES DA PATENTE

NÚMERO: PI0901585-0

STATUS: Concedida em 03/07/2018

TITULARES: Universidade Federal do Paraná

AUTORES: Thais Helena Sydenstricker Flores-Sahagun,  Larissa Perotta, Kestur Gundappa Satyanarayana e Lucas Pereira Dos Santos

CLASSIFICAÇÃO INPI: B – Operações de Processamento; Transporte

PALAVRAS-CHAVE: Material sorvente, Pelo de cachorro

Rolar para o topo