SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA E CAPTURA DE EMISSÕES POR MICROALGAS

PI0468_BR1020180161350
Imagem meramente ilustrativa.

O que é

Esta patente reivindica um processo biotecnológico para o tratamento térmico de resíduos sólidos urbanos (RSU) e hospitalares, podendo ser adaptado para qualquer tipo de resíduo (e.g., sólido, pastoso, líquido), de caráter residencial ou industrial, com a finalidade principal de gerar energia elétrica empregando o ciclo Rankine.

As emissões gasosas provenientes do processo térmico são tratadas utilizando uma coluna de fixação de emissões nocivas (gases) e retirada de particulados, que opera em contra corrente com fluxo descendente de meio de cultivo de microalgas e fluxo ascendente de emissões oriundas de um incinerador. O meio de cultivo de microalgas segue para um sistema de fotobiorreatores podendo trabalhar de forma unitária ou em consórcio com outros módulos para maximizar a produção final de biomassa de microalgas e, com máxima captação dos gases poluentes. Por fim, como coproduto do processo, a biomassa é utilizada para produção de biodiesel, ácidos graxos poliinsaturados, carotenóides, ração animal, ou ainda qualquer outros produtos de interesse biotecnológico.

Este processo de tratamento térmico de RSU é caracterizado por conter um incinerador, um trocador de calor recuperador/gerador de vapor, e uma unidade de geração de energia elétrica empregando o ciclo Rankine, bem como uma unidade para tratamento de emissões via fotossintese de microalgas contendo coluna de fixação de gases e sistema de fotobiorreatores para produção de biomassa.

Disponível para

Licenciada – Com exclusividade

INFORMAÇÕES DA PATENTE

NÚMERO: BR1020180161350

STATUS: Depositada em 07/08/2018

TITULARES: Universidade Federal do Paraná e Florida State University Research Foundation

AUTORESJosé Viriato Coelho Vargas, André Bellin Mariano, Rui Miguel de Carvalho Júnior, Matias Nicolas Muñoz, Daniel Coradini Schwarz, Manoel Massatoshy Alcantara, Gustavo Strauch Wilin Finger, Wellington Balmant, Ericson Dilay, Dhyogo Miléo Taher, Silvio Dalmolin, Leonardo Cavalheiro Martinez, Pedro Henrique Rocha Peixoto, Johana Guadalupe Blanco Martínez e Juan Carlos Ordonez

CLASSIFICAÇÃO INPI: F – Engenharia Mecânica; Iluminação; Aquecimento; Armas; Explosão

PALAVRAS-CHAVE: Resíduos sólidos, Energia elétrica

Rolar para o topo