Consecana Paraná

Objetivo do Projeto

Gerar valores de referência para a matéria-prima cana-de-açúcar a serem utilizados na livre negociação entre fornecedores de cana-de-açúcar e indústrias no Estado do Paraná, por meio de acompanhamento contínuo de parâmetros técnicos e econômicos junto ao setor sucroalcooleiro, a partir de dos preços de venda dos derivados pela indústria, a participação da matéria-prima no custo total de produção dos derivados, os rendimentos industriais, a qualidade da matéria-prima, entre outros parâmetros.

Produtos / Resultados Esperados

  • a) Desenvolver e aplicar metodologia para a coleta e processamento de dados visando à obtenção, ao nível estadual, de preços médios mensais ponderados de comercialização dos derivados da cana-de-açúcar nos mercados interno e externo.
  • b) Proceder a coleta e processamento dos dados necessários à determinação dos preços médios mensais dos produtos resultantes da industrialização da cana-de-açúcar no Estado do Paraná, praticados por indústrias paranaenses nos mercados interno e externo.
  • c) Divulgar, em comum acordo com o Conselho dos Produtores de Cana-de-açúcar, Açúcar e Álcool do Estado do Paraná – Consecana-Paraná os preços médios mensais que servirão de base para a formação de preços de referência para a matéria-prima cana-de-açúcar no Estado do Paraná.
  • d) Proceder à coletas e processamento dos dados necessários à determinação do “mix” de produção e comercialização, nos mercados interno e externo, dos produtos açúcar e etanol.
  • e) Realizar estudos visando à identificação e monitoramento da estrutura, conduta e eficiência do setor sucroalcooleiro no Estado do Paraná.
  • f) Manter em sigilo todos os dados individuais coletados junto às unidades produtoras de açúcar e álcool do Estado do Paraná e seus respectivos clientes.

O aumento da transparência no processo de formação de preços da matéria-prima cana-de-açúcar, propiciando maior confiança entre produtores rurais e indústrias devem contribuir para uma maior formalização da comercialização por meio de contratos entre as partes e consequente ampliação dos investimentos no setor, o que certamente contribuirá para elevar o reconhecimento da sociedade para com a UFPR. O projeto também contribuirá para o ensino e a pesquisa no campo das ciências agrárias e economia rural ao permitir a docentes e discentes, contato direto com este importante setor do agronegócio brasileiro.

Produtos Entregues

  • 14 resoluções mensais divulgadas em comum acordo com o Conselho dos Produtores de Cana-de-açúcar, Açúcar e Álcool do Estado do Paraná – Consecana-Paraná – contendo todos os produtos contidos nos itens “a” a “f”, exceto o item “e”.

Coordenação

Unidades Envolvidas

Partícipes

  • Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Fundação da Universidade Federal do Paraná – FUNPAR
  • Federação de Agricultura do Estado do Paraná – FAEP
  • Sindicato da Industria de Fabricação de Álcool do Estado do Paraná – SIALPAR

Prazos

Início: 11/05/2021
Término: 11/10/2024

Valor 

R$ 599.807,17

Fonte de Recurso

Privado

Status

Em andamento

Processo SEI

23075.028898/2020-64

Instrumentos Vinculados

Contrato 33/2021

Rolar para o topo