“AWARD” – “ACADEMIC WRITING AND RESEARCH DEVELOPMENT”

AWARD” – “ACADEMIC WRITING AND RESEARCH DEVELOPMENT

Objetivo do Projeto

O Prof. Dr. Ron Martinez criou o Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) na UFPR em 2016 para assessorar discentes e docentes em seu processo de escrita e publicação científica. O CAPA —um tipo de writing center (“centro de escrita acadêmica”)— é um conceito único não somente no Brasil, mas no mundo. Ele não “presta” serviços de revisão ou tradução; em vez disso, o centro tem por objetivo, como os writing centers em universidades norte-americanas, fomentar o desenvolvimento de autores acadêmicos por meio de diálogo sobre a escrita em andamento. O produto final é um manuscrito traduzido/revisado (geralmente em inglês para publicação em periódico internacional), mas a inovação do CAPA é focar tanto no processo quanto no produto. O serviço é de acesso totalmente gratuito para a comunidade da UFPR, assim proporcionando uma oportunidade inclusiva para alunos e professores.

No começo de 2020, depois de diálogos com a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) do Governo do Estado do Paraná, e também o Regional English Language Office da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, o Prof. Dr. Ron Martinez criou uma nova rede de writing centers criados nos moldes do CAPA. Esta iniciativa se chama Academic Writing And Research Development (AWARD), isto é, a rede de “Desenvolvimento de Escrita e Pesquisa Acadêmica”. A rede AWARD abrange todo o estado do Paraná, constituído pelas 7 universidades públicas estaduais, e também a UFPR.

O AWARD promove a internacionalização das IES do Paraná por meio da conscientização de elementos fundamentais da escrita acadêmica, fornecendo assessoria, tradução e revisão para alunos e professores de toda a comunidade acadêmica.

Ainda, o AWARD contará com uma plataforma digital, construída com recursos da Embaixada dos Estados Unidos, sendo um espaço virtual para articular a rede e centralizar as ações, assim potencializando a iniciativa e abrindo a possibilidade da criação de mais pontes entre o Paraná e outros lugares do Brasil, e do mundo.

Produtos / Resultados Esperados

1. Seleção e capacitação de sete (09) Orientadores, com bolsa, para cada IEES;

2. Seleção e capacitação de alunos bolsistas para realizar atendimentos para a comunidade acadêmica de toda a rede estadual do Paraná (UEL, UEM, VEPG, UNIOESTE, UNICENTRO, UENP e UNESPAR.);

3. Aquisição de equipamentos;

4. Realização de Atendimentos – Previsão de até 300 (trezentos) docentes auxiliados (até o final do projeto);

5. Prestação de Contas;

Do recebimento do manuscrito até a devolução do mesmo, o processo completa (descrito acima) leva em torno de 25 dias. Estima-se uma produção de 10 artigos por ano para cada bolsista, resultando em 300 artigos trabalhados ao final do projeto, considerando a sazonalidade que ocorre, especialmente, no período das férias do final e começo do ano. Isso porque, a comunicação com os autores é comprometida, e sem esta comunicação, não é possível produzir no mesmo ritmo.

No entanto, além de produção de artigos, a equipe poderá atender a inúmeros alunos, até mesmo sem textos para publicar. Existe uma demanda entre mestrandos e doutorandos, obviamente, que precisam de feedback sobre sua escrita ao longo do processo da elaboração da dissertação a tese, mas há também necessidade de assessoria em escrita entre alunos da graduação. Alunos de Iniciação Cientifica, por exemplo, podem ser orientados a procurar por serviços de assessora nos centros para aprimorar seus trabalhos, o aprender técnicas importantes da redação científica. Deste modo, a procura pelos centros pode ser mais inclusiva, até mesmo em Instituições Estaduais de Ensino Superior – IEES que ainda não possuem cursos de pós-graduação consolidadas.

Produtos Entregues

1. Seleção e capacitação de sete (07) Orientadores, com bolsa, para cada IEES;
  2. Seleção e capacitação de alunos bolsistas pera realizar atendimentos para a comunidade acadêmica de toda a rede estadual do Paraná (UEL, UEM, VEPG, UNIOESTE, UNICENTRO, UENP e UNESPAR.);
  3. Aquisição de equipamentos;
  5. Links Relevantes

Governo articula criação de centros de escrita acadêmica em universidades públicas

Promoção pela Embaixada dos Estados Unidos:

Escrita Acadêmica e Desenvolvimento de Pesquisa (AWARD)

Ronald Barry Martinez

Unidades Envolvidas

Partícipes

• Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • UEL
  • UEM
  • UEPG
  • UNIOESTE