A atuação da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral e do Conselho da Comunidade da Comarca de Matinhos junto as pessoas em conflito com a lei nos regimes fechado e aberto: perspectivas de retomada da vida social, familiar, educacional, comunitária e laboral

Desenvolver ações voltadas ao atendimento de pessoas em conflito com a lei em regime fechado e o acompanhamento social dessas pessoas em regime aberto atendidas pelo Conselho da Comunidade, na perspectiva da retomada da vida social, familiar, educacional, comunitária e laboral, bem como no combate à reincidência, à violência contra a mulher e à criminalização da pobreza.

• Meta 1) Dar continuidade ao processo de acompanhamento social das pessoas encaminhadas pelo Juiz da Execução Penal ao Conselho da Comunidade da Comarca de Matinhos.

• Meta 2) Promover cursos de qualificação profissional, subsidiados pela Fundação Banco do Brasil, destinados às pessoas acompanhadas pelo Conselho da Comunidade da Comarca de Matinhos e seus familiares.

• Meta 3) Oferecer uma formação complementar na área do empreendedorismo e formação Cidadã.

• Meta 4) Oferecer o curso “voltando aos estudos” para as pessoas acompanhadas pelo Conselho da Comunidade e familiares.

• Meta 5) Popularizar e visibilizar o papel e a atuação do Conselho da Comunidade da Comarca de Matinhos, enquanto órgão de execução penal junto às pessoas em conflito com a lei (regime fechado e aberto), seus familiares e comunidade em geral.

• Meta 6) Promover e organizar eventos na “Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa”.

• Meta 7) Fortalecer e aprimorar o processo de acompanhamento das pessoas detidas na Delegacia Cidadã em Matinhos e de seus respectivos familiares realizado pelo Conselho da Comunidade da Comarca de Matinhos.

• Meta 8) Dar continuidade ao monitoramento dos processos judiciais das pessoas oriundas dessa Comarca, detidas no complexo Penitenciário de Piraquara.

• Meta 9) Participar em eventos científicos e submissão de artigo científico a partir do trabalho desenvolvido.

• Meta 10) Realizar a prestação de conta e elaborar o relatório Final.

Produtos / Resultados Entregues

Produção de 5 vídeos longos e 4 vídeos curtos abordando:

Adriana Lucinda De Oliveira

• Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI