Comunicação e Participação Política – Compa

Responsáveis

  • Kelly Prudencio
  • Carla Rizzotto

Departamento/Setor vinculado

  •  Departamento de Comunicação / Setor de Artes, Comunicação e Design

Localização

  •  Campus Juvevê UFPR – R. Bom Jesus, 650 – Juvevê, Curitiba – PR, 80035-010

Contato

  • compa.ufpr@gmail.com

Serviços Prestados

“Communia” é um projeto de extensão voltado para a habilitação de grupos organizados para o debate público. Com fundamentos nos princípios da deliberação pública, tem como objetivo qualificar a comunicação das demandas sociais na esfera pública com vistas à participação de atores sociais nos sistemas decisórios. Para isso, procura planejar e desenvolver atividades de debate entre pessoas engajadas em alguma causa social, vinculadas a grupos mais ou menos formalizados, com vistas ao desenvolvimento de uma habilidade argumentativa para o consenso deliberado.

Os resultados desses processos de discussão devem resultar em:

1. construção de um vínculo mais institucionalizados entre ativistas;

2. documentos a serem elaborados pelos envolvidos e encaminhados a unidades de órgãos públicos e/ou privados que possam produzir alguma resposta às reivindicações;

3. estabelecimento de um canal institucional de diálogo entre setores da sociedade e órgãos públicos. A intenção é que a relação entre sociedade civil e Estado seja aprimorada por processos de comunicação baseada na argumentação qualificada.

Em síntese, trata-se de qualificar os ativistas para formas de comunicação mais efetivas com agentes políticos.

Principais Equipamentos

  • Software MAXQDA

Equipe Vinculada ao Projeto

  • Kelly Prudencio
  • Carla Rizzotto

Palavras-Chave

  • movimentos sociais; processos deliberativos
Rolar para o topo