Nos dias 19 e 20, a UTFPR sediou o FORTEC SUL 2024, um evento que reuniu especialistas, gestores e representantes de instituições científicas e tecnológicas (ICTs) para discutir temas fundamentais para o fortalecimento da inovação no Sul do Brasil. Coorganizado pela Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) da UFPR, o encontro promoveu valiosas trocas de conhecimento e apresentou soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelos ecossistemas de inovação.
No primeiro dia, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos em oficinas temáticas. A oficina sobre Prospecção de Tecnologia – Green Techs foi conduzida por Douglas Santos, gestor da Unidade Regional do INPI – PR, enquanto a Advocacia-Geral da União (AGU) trouxe importantes esclarecimentos sobre contratos de tecnologia, com os procuradores Deolinda Vieira Costa, Ludmila Meira Maia Dias e Saulo Pinheiro de Queiroz.
As mesas redondas deram continuidade ao debate, com destaque para as discussões sobre Políticas Públicas de Ciência e Tecnologia e os desafios enfrentados pelos Parques Científicos e Tecnológicos nos ecossistemas de inovação, com a participação de representantes de importantes instituições como UTFPR, FIEP e UFPR.
O segundo dia do evento foi igualmente intenso, com foco na prospecção de tecnologias e no relacionamento entre ICTs e empresas. Debates sobre a nova política industrial brasileira e o uso compartilhado de espaços públicos também estiveram em pauta, trazendo casos de sucesso, como a parceria entre a Exxon Mobil e o ecossistema de inovação HOTMILK, da PUCPR.
Ana Lúcia Vitale Torkomian, vice-presidente da Associação Fortec, esteve presente nos dois dias e destacou o alto nível das discussões, reforçando a importância do papel dos núcleos e agências de inovação no desenvolvimento de tecnologias e soluções que impulsionam o crescimento econômico.
O FORTEC SUL 2024 foi finalizado com uma cerimônia de encerramento, reforçando o compromisso com a inovação e o fortalecimento das parcerias entre ICTs e empresas.