UFPR e Ibama firmam acordo para fortalecer políticas públicas de conservação ambiental no Paraná

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) firmaram um acordo para fortalecer a execução de políticas públicas de conservação ambiental e de desenvolvimento sustentável no Paraná.

A parceria prevê a formação de um grupo de trabalho para definir as frentes de ação e de cooperação entre as instituições, que realizarão projetos em conjunto em diversas áreas do conhecimento.

“A sustentabilidade é uma demanda muito grande no Ibama. Vamos contribuir para a resolução de problemas práticos que estão dispersos pelo Paraná inteiro e pelo Brasil”, afirma o coordenador no convênio na UFPR e professor do Departamento de Ciências Florestais (Decif), Alexandre França Tetto.

O acordo foi assinado pelo reitor da UFPR e pelo superintendente do Ibama no Paraná no início de fevereiro. Foto: Marcos Solivan / Sucom-UFPR

O reitor da Federal, Ricardo Marcelo Fonseca, destaca a oportunidade que a Universidade terá de dedicar-se a pesquisas específicas no vasto campo do meio ambiente. “Essa articulação abre a possibilidade de futura alocação de recursos. Inclusive, a possibilidade de buscar recursos fora, em editais, aos quais a Universidade sempre está atenta, e que, nessa área ambiental, são particularmente abundantes”, observa.

De acordo com o superintendente do Ibama no Paraná, Luiz Antonio Corrêa Lucchesi, as duas autarquias federais têm missões grandiosas e contam com instrumentos para, juntas, resolverem desafios da sociedade brasileira. “Esses desafios passam pelas estradas, rodovias, ferrovias, aeroportos e portos. Eles têm um impacto no ambiente e nós precisamos mitigá-los, recuperá-los. E também prever questões que afetem a biodiversidade, a qualidade da água e, principalmente, a qualidade de vida do cidadão”.

Protocolo de Intenções foi assinado pelo reitor da UFPR e pelo superintendente do órgão no Paraná no dia 9 de fevereiro, no Gabinete da Reitoria, em Curitiba.

Publicado originalmente no Portal UFPR.